FeijãogogiaPageTest

A Pedagogia que é praticada pela equipa da Associação Feijoeiro Mágico assenta na diversidade de experiências e estímulos que, partilhados com orientação pedagógica, potenciam a acomodação de aprendizagens significativas e cativam bons valores morais e emocionais em todos os nossos alunos.

A educação, para nós, faz sentido quando possibilita, em simultâneo, o autoconhecimento e o conhecimento do mundo e dos outros… quando potencia a globalidade das competências (cognitivas e emocionais), destrezas e gostos com que cada criança vai construindo a sua personalidade e o seu percurso.

Para isso, tanto na Creche como no Jardim de Infância, temos Rotinas bem estabelecidas que ajudam a orientar e a balizar o trabalho lúdico-educativo que desenvolvemos:

Rotinas da Creche

Rotinas do Jardim-de-Infância

Estas rotinas alicerçam a Planificação das Atividades que nos propomos a desenvolver semanalmente, abrangendo Áreas Curriculares bem diversificadas, por forma a não limitarmos os horizontes do desenvolvimento global dos nossos alunos ou formatarmos a criatividade e as vontades que dão vida aos Sonhos. No Infantário S. Vicente queremos que cada dia se reflita num conjunto de oportunidades para viver e fazer coisas giras!

Plano Anual de Atividades 2017/2018

Apostamos, sim, na variedade e na riqueza dos estímulos que proporcionamos de forma lúdica, com boa energia, assumindo que o nosso Modelo Pedagógico (a Feijãogogia) cativa um enlace produtivo entre a Fantasia e o Real… entre a acomodação das aprendizagens cognitivas e as emocionais criando, a partir dos Contos que sopram valores morais na imaginação, a oportunidade para um Abraço Giro entre as áreas educativas convencionais e as formas de expressão artística. Abraço esse que valoriza a importância do autoconhecimento associado, de forma natural, à curiosidade de descobrir o que nos rodeia de forma livre, crítica e de “peito aberto”… cultivando laços e aprendendo a cuidar deles com o lembrar, e com bom senso!

No fundo, no Infantário S. Vicente cada semana é uma história por contar, um ideal por desvendar, uma vontade por explorar, uma experiência por experimentar e várias aprendizagens para acomodar:

Feijãogogia – Plano Semanal de Atividades da Creche

Feijãogogia – Plano Semanal de Atividades do J.I.

 

Áreas de Desenvolvimento Curricular

“Era uma vez…”

Se é assim que começam os contos,
por que não iniciarmos e dinamizarmos cada semana como se de uma viagem mágica por uma história se tratasse?…

“Mãos à Obra”

Nas nossas horas de Expressão Plástica promove-se tempo para criar, sujar, pintar, colar, montar, sentir, descobrir,

“Conhecer e Cuidar do Mundo”

Abordagem aos temas de vida, a diferentes culturas, à ecologia e preservação da Natureza, ao conhecimento científico e às coisas simples que nos rodeiam.

“Sabias que …”

Introdução, experimentação e acomodação de conteúdos, noções e curiosidades. Esta “passagem de informação” pode seguir os planos ou assumir-se com a espontaneidade do que possa surgir naturalmente a cada dia.

“Jogas Comigo?”

Damos vida à expressão “aprender brincando”, enquanto dinamizamos com os nossos alunos jogos de lógica, encaixe, associação, cooperação e construção.

“Chuva de Ideias”

A liberdade criativa pode ser cativada deste a mais tenra idade, possibilitando e partilhando os voos da imaginação aliando-lhes, em contexto educativo, o espírito de empreendedorismo.

“Toca a Mexer”

A expressão Motora permite estimular a saudável comunhão entre o corpo e a mente, desenvolvendo a coordenação global entre as intenções, os sentidos e os movimentos.

“Grafo-motricidade”

Estimulação das competências necessárias ao desenvolvimento da capacidade de escrita e da coordenação óculo-manual.

“Vamos Contar”

Treino das noções topológicas e potenciamento das capacidades de contagem, associação algarismo-quantidade, raciocínio lógico e cálculo.

“Sente-te”

Todos nós temos um Pássaro da Alma!
Aprender a escutá-lo e a crescer com ele, é um processo de autoconstrução dos valores e emoções que fazem de nós quem somos.

Crescer com Música

O trabalho desenvolvido pela Foco Musical abrange todas as idades, cativando os nossos alunos e educando-os enquanto ouvintes, instrumentistas e compositores, sempre numa vertente lúdico-educativa.

“Playing, Singing and Learning”

Este primeiro contacto com o Inglês através de jogos, canções e histórias vai potenciar a facilidade de compreensão e verbalização desta segunda língua.

Xadrez

Mas afinal o que é o Racionínio?
Mesmo sem o conheceres, podes ajudá-lo a crescer enquanto aprendes que ganhar e perder faz tudo parte do mesmo jogo.

Informática

Há que saber tirar partido de um PC para tudo aquilo em que nos pode ser útil… e adquirir superpoderes para nos podermos defender nas realidades virtuais.

“Assembleia de Turma”

Tudo faz sentido quando privilegiamos um momento para conversar e refletir acerca do que correu melhor e pior,
do que se gostou mais e menos, ao longo da semana.

“Vida com Arte”

Neste Atelier, motivamos os nossos alunos para a perceção de que tudo tem um lado positivo e que, com imaginação, facilmente se transforma o feio e banal… em algo bonito e inspirador!

“Pequenos Cientistas”

A Ciência suporta a capacidade para conhecermos o Mundo de forma objetiva e mostra aos nossos alunos que, para descobrirem além do que os olhos veem, têm que aguçar a curiosidade…

“Matemagicar”

A manipular materiais matemáticos ou a explorar jogos didáticos, surgem novas formas de entender/resolver problemas e quebra-cabeças.

“Jogos de Palavras”

A brincar a brincar, aprendemos a falar! E quando as letras, as palavras e as imagens se relacionam… é porque é hora de jogar.

“Lengalengas”

Para desenvolver a linguagem oral e desbloquear pontos de articulação, nada como treinar Lengalengas e Trava-línguas em forma de canção!

“Pequenos Criadores”

Este Atelier promove a criatividade e o espírito artístico através da recolha, reciclagem e reutilização de diferentes materiais de desperdício.

“Expressão Dramática”

Há que saber cativar e interpretar os sentimentos e as emoções dos outros, sabendo à partida que a forma como nos expressamos diz muito sobre quem somos.

“Capoeira”

Ritmo, Música, Alegria, Respeito,
Confiança, Coordenação, Equilíbrio, Agilidade e Flexibilidade… são alguns dos pontos que empatizam com esta Prática Desportiva.